A primeira tatuagem: dicas e cuidados básicos importantes

Não há primeira vez fácil em nada na vida. O misto de ansiedade, nervosismo e inexperiência dão ao indivíduo uma descarga adrenérgica semelhante ao medo. A escolha da primeira tatuagem tem todos esses ingredientes, aliado à percepção que o mundo terá da pessoa tatuada. Cercar-se de certezas e cuidados é o primeiro passo para que a tatuagem seja motivo de orgulho e prazer.

A tatuagem é para sempre?

Existem técnicas de remoção de tatuagem aos que se arrependem do desenho ou tema escolhido, mas nenhuma delas livra a pessoa das cicatrizes causadas pelo equívoco. Por isso, mesmo que a tatuagem seja eliminada, ela ainda deixará marcas literais em sua pele. Querendo ou não, uma tatuagem é para sempre e as perguntas que devem ser feitas e respondidas por quem quer se tatuar são as seguintes:

  • Eu realmente quero fazer uma tatuagem?
  • Há algum impedimento profissional caso eu faça uma tatuagem?
  • Quais temas ou desenhos eu mais gosto?
  • Em que parte do corpo vou desenhar a tatuagem?

A escolha do desenho e da tatuagem

A diferença entre homens e mulheres ainda determina a escolha do desenho, com as proverbiais exceções de praxe. Contudo, devem-se evitar desenhos inspirados em eventos muito pontuais. Veja alguns exemplos:

  • O nome de um namorado, namorada, amigo, amiga ou pessoa fora do círculo familiar de primeiro grau.
  • Imagens que remetam a times de futebol, graças principalmente ao fanatismo.
  • Símbolos ofensivos ou preconceituosos.
  • Imagens excessivamente pueris ou sexualmente explícitas.

A imaginação não deve ser tolhida, apenas adaptada à sua realidade familiar e profissional. Na hora da escolha da tatuagem, prefira imagens já cultuadas, como as formas tribais inspiradas na tatuagem maori, animais selvagens, personagens cultuados, flores e borboletas, formas geométricas e abstrações sutis, entre outros.

A escolha do tatuador

Uma tattoo é uma representação artística gravada indelevelmente na pele, por isso a segurança, a higiene e a confecção da tatuagem precisa das mãos hábeis de um tatuador profissional. Como é difícil saber se um estúdio de tatuagem é bom na primeira vez, alguns passos devem ser seguidos.

  • Procure referências com pessoas que fazem tatuagem regularmente. Veja alguns exemplos na pele destas pessoas e foque no desenho que mais agradou seu senso estético.
  • Não se iluda com preços baixos. A velha e batida regra “o barato sai caro” é a principal a ser seguida por quem quer uma tatuagem de qualidade. Afinal, sua pele é que irá sofrer as consequências de um trabalho de tatuagem mal feito.
  • Nunca despreze a higiene. Nunca! Verifique previamente as instalações do estúdio de tatuagem e preste atenção no uso dos equipamentos. Exija esterilização e produtos descartáveis.
  • Um tatuador profissional consegue representar com fidedignidade o desenho escolhido pelo cliente, mas não se iluda com a beleza do desenho no papel. Observe sempre o produto final em outras pessoas e atente para o cuidado com a forma e as tonalidades.

Cuidados após a tatuagem

A tatuagem foi feita, mas o resultado não era exatamente o que você queria? Nem poderia ser diferente. Considere uma tatuagem como um “ferimento consentido” feito em sua pele, e todo o ferimento precisa de um tempo de cicatrização. Se a escolha do tatuador for feita de maneira correta, a tatuagem terá suas cores e traços definitivos após uma média de duas semanas.

Num primeiro momento, o tatuador coloca uma bandagem protetora que deverá ficar sobre a tatuagem por pelo menos três horas. Após esse período, deve-se higienizar o local com água e sabão neutro. O tratamento pós-tatuagem inclui o uso de pomadas tópicas específicas e hidratação. A tatuagem recém-desenhada não pode receber raios solares diretos, por isso se a área tatuada estiver descoberta deve-se usar protetor solar com alto FPS. Deve-se evitar o consumo de frutos do mar e ovos, além de banhos de piscina e de mar.