Dicas importantes para observar antes de fazer uma tatuagem

Fazer uma tatuagem exige uma série de procedimentos cautelosos, tanto antes quanto depois de pronta. Após escolher o desenho e o estilo adequado à sua personalidade, bem como o estúdio de tatuagem e o profissional responsável pela arte, algumas observações e exigências são imprescindíveis para que o trabalho seja realizado com sucesso. As prioridades básicas durante todo o processo são a qualidade estética do desenho e a garantia da integridade de sua saúde.

Uma tatuagem é, basicamente, uma forma de agressão à pele, uma vez que essa passa por processos de perfuração contínuos e de introdução de substâncias estranhas em suas camadas mais internas. Dessa forma, alguns incidentes são possíveis: uma reação inadequada e indesejada do seu corpo, tais como reações alérgicas às tintas introduzidas ou a algum material usado pelo tatuador ao longo da sessão; a infecção e a transmissão de doenças de contágio direto por fluidos corporais, tais como a hepatite B e o tétano, uma vez que há a possibilidade de sangramento da pele; ou a danificação da pele por meio da formação de cicatrizes e saliências, de acordo com a forma com que o profissional lida com os aparelhos na sua pele.

Cuidados básicos

  • Mantenha um diálogo franco com o tatuador e sua equipe e se certifique de que ele esteja regularmente vacina contra doenças como o tétano e a hepatite, que podem ser facilmente transmitidas via fluidos contaminados.
  • Certifique-se de que você também esteja regularmente vacinado contra essas enfermidades, a fim de manter a integridade da saúde do profissional com quem você está trabalhando.
  • Matenha a equipe informada a respeito de possíveis complicações, como produtos aos quais você possa ser alérgico, a fim de que sejam tomadas medidas preventivas para a sessão.
  • Verifique os hábitos de higiene dos funcionários do estúdio. Se achar necessário, peça para acompanhar por um tempo o funcionamento do estabelecimento.
  • Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, possui publicada uma série de exigências para a adequação dos estúdios de tatuagem, tais como a procedência dos produtos usados pelo estúdio. Procure saber quais são as exigências e cheque se o estabelecimento escolhido por você atende a elas.
  • Quando for fazer sua tatuagem, acompanhe o processo de abertura das embalagens das agulhas e das tintas, a fim de garantir que elas sejam novas e frescas. Certifique-se também de que os aparelhos a serem usados tenham passado pelo processo de esterilização em uma autoclave ou de forma manual, seguindo o procedimento rigorosamente.
  • As áreas a que o tatuador terá acesso durante a sessão devem ser protegidas por plásticos, a fim de se evitar a chamada contaminação cruzada.