Maquiagem definitiva: preço, fio a fio, pigmentos, nos olhos e na boca

Maquiagem definitiva. Um dos maiores desejos das mulheres em relação à maquiagem é que sua durabilidade seja bem maior do que algumas horas. Resistência à transpiração e ausências de manchas e borrões também fazem parte da maquiagem perfeita. Pois uma técnica muito parecida com a tatuagem definitiva vem conquistando diversas mulheres: a maquiagem definitiva.

Usando um método de dermopigmentação que permite a correção de imperfeições no rosto e o destaque a áreas pouco chamativas, a maquiagem definitiva, ou maquiagem reparativa como preferem alguns, ainda desperta muitas questões pertinentes sobre métodos de aplicação e segurança. Eis algumas delas.

Tudo sobre maquiagem definitiva.

Por que se chama maquiagem definitiva?

A maquiagem definitiva guarda muitas semelhanças com a tatuagem definitiva e a tatuagem reparativa porque usa um método semelhante de pigmentação da pele do rosto – tanto que alguns salões e clínicas chamam essa maquiagem de tatuagem definitiva.

O pigmento é colocado por baixo da pele com o auxílio de um dermógrafo, o que garante a grande durabilidade da maquiagem definitiva.

Em que parte do rosto a maquiagem definitiva é mais usada?

  • Nas sobrancelhas, principalmente as mais finas, para harmonizar o desenho natural;
  • No contorno dos lábios, substituindo o batom.
  • Nos olhos, como delineador.

Quanto tempo a maquiagem definitiva dura?

Quando feita por profissionais dermopigmantadores capacitados, a maquiagem definitiva dura em média dois anos. Esse é o espaço de tempo recomendado para a manutenção e reforço dos pigmentos.

O quanto dói fazer a maquiagem definitiva?

  • A dor dependerá de três fatores:
  • O local de aplicação da maquiagem. Mucosas não possuem terminações nervosas significativas, por isso são partes quase indolores.
  • O tipo de dermógrafo usado. Quanto mais simples, maior a dor. As mais simples usam agulhas; as mais sofisticadas, laser ou outra emissão de luz semelhante.
  • O uso de cremes ou pomadas anestésicas devidamente testadas na pele de quem irá se submeter à maquiagem.

Quais os cuidados necessários para fazer a maquiagem definitiva com segurança?

  • O local precisa ter condições de higiene impecáveis, equipamentos de esterilização e materiais de manipulação descartáveis.
  • O profissional da dermopigmentação é especialista nessa função, com treinamento e especialização na área. Não confie em qualquer pessoa com um dermógrafo na mão.
  • A maquiagem definitiva começa impreterivelmente com o desenho do projeto, literalmente. Os profissionais realmente capacitados fazem um desenho com maquiagem removível para realçar a área a ser trabalhada.
  • Recomenda-se não usar cremes para o rosto com ácidos, como o pantotênico e o hialurônico, pelo menos 15 dias antes da aplicação da maquiagem definitiva.
  • Após a maquiagem, use pomada lubrificante pelo tempo determinado pelo profissional. Evite vapores, como os do banho quente, sauna e até mesmo vapor vindo de panelas quentes. Não coce, não exponha a maquiagem definitiva ao sol e não use produtos de maquiagem.

A maquiagem definitiva é de fácil remoção, em caso de arrependimento ou falhas?

Não. A remoção dos pigmentos é feita exclusivamente a laser, o que torna a remoção cara. Se a região contiver pelos, como a sobrancelha, eles são eliminados pela raiz como num procedimento de depilação definitiva, e há o risco de se formar os indesejáveis queloides, a cicatriz com marcas.