Significados das tatuagens mais populares para homens e mulheres

Mesmo que o Ocidente tenha desvirtuado a simbologia da tatuagem ancestral, tornando-a apenas um ornamento, inconscientemente há uma busca por elementos significantes que exprimam sentimentos, crenças e filosofias universais e pessoais. Basta observar as tatuagens mais populares e  investigar, mesmo que superficialmente, a vida do tatuado ou tatuada. Mesmo que o primeiro impulso seja estético, a escolha do desenho irá carregar muito do que a pessoa é e acredita. Eis os significados das tatuagens!

Algumas lembranças incrustadas na pele tatuada são propositais, como escrever o nome dos filhos, pais e irmãos, o que denota o apreço e o respeito. Quem leva consigo o simbolismo inconsciente dos desenhos escolhidos é a mulher, graças a séculos de repressão e proibições. Por mais que a tatuagem feminina seja em sua maioria composta de desenhos delicados, a alusão à liberdade e ao rompimento de grilhões fica estampada em diversas representações pictóricas.

Os homens também municiam-se dos significados das tatuagens ao escolher um desenho, mas a transgressão é implícita e faz parte do pacote de afirmação masculina, atávica e inevitável. Alguns equívocos são cometidos graças a interpretações errôneas de certos símbolos e marcas, mas o homem literalmente passa por cima desses erros, recriando a imagem. Veja o significado de algumas tatuagens segundo a percepção de tatuadores.

Significado da tatuagem feminina: as mais populares entre as mulheres

  • Corações estilizados – é a tatto feminina por excelência, graças à conotação romântica dada ao desenho. Não raro, uma miríade de coraçõezinhos habita omoplatas e pulsos de mulheres apaixonadas.
  • Borboletas – mais simbólico, impossível. Representa a metamorfose, a liberdade do casulo e a obtenção da liberdade. Braços, tornozelos e a região abaixo do umbigo são as preferidas para estampar os lepidópteros.
  • Estrelas – costuma ser uma tatuagem delicada e de pequeno porte, presentes em nucas e pulsos, mas não se engane. O desejo de brilhar é inversamente proporcional ao tamanho da tatuagem, ainda mais se houver mais de uma.
  • Flores – mais simbologia de liberdade e autoafirmação. O desabrochar e a beleza de uma menina que transforma-se em mulher fazem das rosas, lírios e margaridas um hit em omoplatas e pernas.
  • Representação do signo – a busca da sorte e das respostas escritas nas estrelas, além das justificativas por comportamentos recorrentes, como “eu sou assim porque sou leonina” ou “não mexa com uma capricorniana”, fazem dos símbolos zodiacais uma escolha bastante popular. Pulsos e tornozelos, em geral, são ornamentados pelos desenhos.
  • Frases em línguas estrangeiras – muitas as escondem na nuca ou nos pés, como um segredo a ser desvendado por quem mereça ler. Frases em Inglês ou Latim são muito apreciadas.
  • Imagens celtas, principalmente o trisquel – pode-se dizer que as imagens oriundas da cultura celta estão para as mulheres assim como as tatuagens tribais estão para os homens. O trisquel, símbolo circular das trindades místicas, permite diversas interpretações, dependendo do talento do tatuador.
  • Golfinhos – a idealização do “macho alfa” sob a ótica feminina: inteligente, companheiro, bem humorado e bonito.
  • Abstrações e arabescos – versão delicada das tatuagens tribais masculinas. No caso destas representações, os traços são mais finos e curvilíneos, com poucas arestas e muitas pontas. Algumas mulheres acrescentam uma flor à composição, como se o desenho abstrato fosse o caule.
  • Fadas – um tom pueril mas com conotação fantástica, vem do desejo em permanecer sempre  bela, luminosa e inocente em um mundo monocromático e frio. Fadas são colocadas em locais onde apenas alguns possam observar claramente, como os tornozelos.

Significados das tatuagens mais populares entre os homens

  • Símbolos tribais – além da beleza abstrata, as tatuagens inspiradas nas tatuagens polinésias e maori evocam uma virilidade que chama para a luta e o confronto, mesmo de forma subliminar.
  • Tigres – animais sagrados no budismo, quando representados de forma anatomicamente semelhante ao bicho, podem simplesmente significar força e uma certa dose de raiva. Há quem veja no tigre uma sutileza em observar antes de agir próprias dos líderes.
  • Dragões – os seres mitológicos possuem um caldeirão de significados. Liberdade, poder, resolutividade, alegria, assertividade, confiança sem empáfia. Juntamente com as cores, podem refinar o significante.
  • O nome da mãe – muitos consideram a figura materna uma das únicas, senão a única, figura confiável o suficiente para merecer uma lembrança indelével. Considerações pessoais e filosóficas à parte, braços, antebraços e dorsos são os locais prediletos para a confecção da tatuagem.
  • Fênix – a ave que consegue renascer após virar cinzas é muito usada por homens que passam por situações-limite.
  • Máscaras maori – nem todos tem a coragem ou a disposição de tatuar o rosto como os guerreiros maori, por isso usam o braço para representar um rosto delineado pelas formas marcantes da tatuagem maori.
  • Cavalos – virilidade e liberdade. O cavalo tem uma importância cabal na história do homem. Não por acaso, a potência dos motores ainda hoje é baseada na força dos equinos.
  • Caduceu – o bastão de Hermes, o deus grego dos viajantes e símbolo da Medicina em alguns países (o Brasil usa o bastão de Esculápio), é escolhido graças à bela forma e também para representar agilidade, vida e cura.
  • Urso – a imagem do ser indomável e forte, que não se rende aos desígnios do destino e toma para si a responsabilidade pela sua vida, com tudo de bom e ruim que isso possa acarretar.
  • Heróis e vilões de quadrinhos – podem chamar isso de a vingança dos nerds, já que gostar de cultura pop deixou de ser coisa de “gente esquisita” para tornar-se um mercado milionário. De Homem- Aranha a Batman, há espaço para todos.

O respeito às tatuagens claramente simbólicas

Muitos usam como inspiração os eventos midiáticos de massa para escolher um desenho para tatuagem. Embora a criatividade do cliente seja aparentemente o limite para a execução da tattoo, é preciso atentar ao significado social e religioso de algumas tatuagens. O uso de tatuagens com motivos budistas por pessoas que não seguem a doutrina de Buda pode ser considerada ofensiva por muitos.

Cuidado com imagens com valor estigmatizante (Estrela de Davi, cruz, suástica, caveiras com facas incrustadas) que são mal vistas por policiais ou determinados grupos religiosos e sociais. Na dúvida, fique sempre com representações e desenhos aceitos pela maioria, como os citados acima.

Galeria de fotos