Tatuagem: perguntas e respostas frequentes sobre tattoo – Tira dúvidas

Fazer uma tatuagem é um procedimento de extrema seriedade, uma vez que é irreversível. Embora haja alguns procedimentos para remoção de tatuagens, ainda não há registro de eficiência integral desses. Em sua maioria, podem deixar alguma cicatriz ou manchas na pele. Além disso, o custo desses serviços é elevado e seus processos são famosos por serem muito doloridos.

Portanto, é imprescindível que, antes de fazer uma tatuagem, você esteja informado sobre todos os detalhes: a adequação do desenho e da parte do corpo a ser tatuada, os critérios para se escolher um estabelecimento e um profissional, os procedimentos que antecedem e sucedem as sessões e os cuidados para evitar falhas estéticas e riscos à saúde dos envolvidos.

Embora a internet seja uma fonte vasta de informações, é altamente recomendável que, após a formação de uma base em relação ao assunto, você converse com tatuadores e pessoas próximas que já fizeram tatuagens, para que você possa ter ideias mais próximas de sua realidade.
Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre tatuagens e construa sua base.

É seguro fazer uma tatuagem?

Embora fazer uma tatuagem seja agredir o próprio corpo com agulhadas, é possível que o processo seja seguro em relação à contração de doenças e tranquilo em relação à cicatrização. Basta seguir de forma rigorosa as orientações adequadas dos cuidados que se deve ter antes e depois da sessão. Vale lembrar que é essencial que você procure um lugar de sua confiança, que apresente um trabalho de qualidade com material de qualidade e que esteja regular em relação às exigências dos órgão de vigilância sanitária.

Fazer tatuagem dói ou não dói?

Sim, dói. Generalizando, as sensações são descritas de diversas formas, como ardência, irritação ou apenas um desconforto. Entretanto, a dor varia de uma pessoa para outra e de uma parte do corpo para outra. Além disso, é dita como perfeitamente suportável.

É recomendável usar anestésico contra a dor?

O processo de anestesia é de extrema seriedade e só deve ser administrado por pessoas qualificadas. No caso, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde. E, ainda assim, pode haver complicações durante a sessão. Sendo assim, é melhor evitar o uso de anestésicos durante as sessões.

Qual o preço de uma tatuagem?

O preço de uma tatuagem é extremamente variável, de acordo com o tatuador, com o desenho a ser feito, com a parte do corpo a ser tatuada, com o tamanho e o detalhamento do desenho e com a quantidade de cores usadas, entre outros fatores.

Entretanto, vale lembrar que sua tatuagem será para o resto de sua vida. Sendo assim, a qualidade deve ser priorizada em detrimento dos gastos. Espere o tempo que for preciso e consiga guardar dinheiro o suficiente para pagar por um serviço da melhor qualidade possível.

Fiz uma tatuagem recentemente, posso tomar banho de sol?

Em geral, os tatuadores orientam com uma série de cuidados a serem tomados durante o processo de cicatrização da pele. Os mais comuns envolvem evitar o consumo de álcool e comidas gordurosas, bem como evitar a exposição da tatuagem à luz solar e à água do mar e de piscinas. Além disso, após o processo de cicatrização, também recomenda-se o uso de bloqueadores solares, a fim de manter a qualidade visual da sua tatuagem.

O que é autoclave?

A autoclave é um aparelho responsável pela esterilização completa dos aparelhos a serem usados durante as sessões. Além desse, há outros métodos de limpeza dos materiais em questão, envolvendo práticas manuais e detergentes específicos.

O que é cover-up?

A expressão cover-up tem origem na língua inglesa, e seu significado está associado a “cobrir alguma coisa”. No caso de tatuagens, o sentido atribuído é exatamente esse. A cobertura de tatuagem consiste em cobrir um desenho com outro, podendo esses ter relação entre si ou podendo ser completamente diferentes.

Basicamente, no processo de cover-up, envolve-se os limites da antiga tatuagem com a nova. É considerada uma das melhores maneiras de se desfazer de uma, já que ela não precisa se submeter a procedimentos dolorosos que não removem de forma completamente eficiente o desenho. Por outro lado, a desvantagem é que a pessoa não se verá livre de ter uma tatuagem.

Os motivos que levam uma pessoa a procurar um tatuador para um cover-up são muitos. Os mais comuns envolvem tatuagens mal feitas, que perderam o significado, ou que deixaram de agradar ao seu dono.

Recomendações importantes:

  • É imprescindível que o profissional a realizar o procedimento seja competente, uma vez que a cobertura de tatuagem exige cautela.
  • Converse com o tatuador e cheguem a uma conclusão juntos de qual é a melhor maneira e o melhor desenho para cobrir a tatuagem antiga.
  • A cobertura terá sido bem sucedida caso não seja perceptível que abaixo daquela tatuagem havia outra.