Dicas para escolher um estúdio de tatuagem

Para quem quer fazer uma tatuagem, o processo de escolha dos detalhes envolve procedimentos interessantes e divertidos para muitos, como o desenho e a parte do corpo em que ele será feito.

Entretanto, alguns dos procedimentos exigem responsabilidade, como a escolha do estúdio e do tatuador. É muito importante que o estabelecimento, assim como o profissional, sejam sérios e bem sucedidos, uma vez que sua estética e sua saúde estão em jogo. Um lugar escolhido sem os devidos critérios pode resultar, não apenas em uma tatuagem mal feita, mas na transmissão de certas doenças, como sífilis e hepatite B.

Na maioria das vezes, não é difícil encontrar um lugar que possa ser adequado. Ainda assim, é preciso pesquisar sobre certas características a respeito desse, como checar a existência de uma licença de funcionamento e se informar sobre suas responsabilidades administrativas, bem como a qualidade do serviço e os certificados. Além disso, é imprescindível que haja um diálogo franco entre a equipe do estúdio e o cliente, para que ele possa se sentir seguro e confortável.

A procura por estúdios

O primeiro passo a ser dado é fazer uma lista dos possíveis estúdios. Você pode montar uma com todos os estabelecimentos existentes na cidade ou pode apenas procurar por recomendações de amigos e conhecidos que tenham feito tatuagens. A segunda opção é mais vantajosa e menos trabalhosa, uma vez que o poupa de visitar lugares de qualidade duvidosa. Em seguida, é imprescindível que você visite todos os lugares de seu interesse, a fim de que você possa conhecer melhor os trabalhos de cada equipe e tornar sua seleção mais rigorosa. Enquanto faz isso, converse com os tatuadores e os outros funcionários do estúdio sobre questões como a qualidade do material usado e sobre o grau de informação da equipe diante das regras de segurança. É altamente recomendável que você tenha acesso ao portfolio do profissional para conhecer melhor o trabalho e o estilo adotado por ele. Questione absolutamente tudo o que não for claro pra você e dê preferência a um lugar em que você se sinta confortável e que o façam se sentir confortável.

A avaliação do estúdio de tatuagem

O questionamento e a observação de certas características do trabalho do tatuador é imprescindível. Confira abaixo algumas delas:

  • Verifique o ambiente que você está visitando. O lugar ideal deve ser extremamente limpo e organizado. Se tiver alguma dúvida quanto aos métodos de manutenção do lugar, pergunte.
  • Informe-se também sobre a manutenção do material com que será feito o trabalho. Questione o uso de uma autoclave e observe os métodos de higiene da equipe.
  • No momento em que for fazer sua tatuagem, certifique-se de que o tatuador abra as embalagens de agulhas e tintas no seu campo de visão.
  • Caso, em algum momento, o tatuador se ausente de sua presença, peça-o para calçar novas luvas quando ele retornar.

Fotos de estúdios de tatuagem